Construction Equipment Brasil

CCC busca comunidade global de pesquisadores para melhorar sustentabilidade do setor de construção

Ao abrir em 2016 as inscrições para selecionar candidatos ao financiamento de pesquisas para incrementar a sustentabilidade da indústria de construção, o Construction Climate Challenge (CCC) quer ampliar o engajamento com a comunidade global de pesquisadores. A pesquisa é uma parte importante do CCC, uma iniciativa liderada pela Volvo Construction Equipment para promover a sustentabilidade em toda cadeira de valor da indústria.

Os projetos que concorrem ao financiamento devem contemplar uma das quatro áreas de pesquisa preconizadas pelos organizadores: “Eficiência energética e em recursos”, “Colaboração na cadeia de valor”, “Modelos de negócios circulares” e “Inovação e tecnologias emergentes”. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um deles.

Eficiência energética e em recursos: Aborda a redução da “pegada” de CO2 e a proteção dos recursos limitados da terra medidos através de todo ciclo de vida da construção. Significa reduzir o impacto ambiental da produção, transporte e uso/reuso de materiais de construção e resíduos, utilização de máquinas, bem como as estruturas que são construídas. Os tópicos de pesquisa dentro de eficiência desta área de pesquisa incluem, mas não estão limitados a:

· Processo de construção
· Materiais de construção
· Transporte e logística
· Equipamento de construção
· Construção em diferentes regiões
· Reciclagem e redução de resíduos da construção

Colaboração na cadeia de valor: Trata das formas de colaboração para minimizar a “pegada” ambiental geral por meio de uma "linguagem" e definições comuns, requisitos/exigências de compras e transferência de competência, entre outras ações. Significa estabelecer estruturas acordadas, inclusive objetivos e métodos de medição e acompanhamento. Os tópicos incluem, mas não estão limitados a:

· Estabelecimento de requisitos para compras pelos setores público e privado
· Padronização de ferramentas e métricas
· Promotores de mudança em mentalidade
· Incentivos para sustentabilidade
· Sistemas de certificação para prédios e infraestrutura

Modelos de negócios circulares: Estes modelos ajudam a utilizar os recursos limitados da terra de forma mais efetiva. Ao desenvolver e aplicar modelos de negócios alternativos, pode-se ir em direção a soluções mais sustentáveis ambientalmente, ao mesmo tempo em que se mantém e aprimora a competitividade e lucratividade. Os tópicos incluem, mas não estão limitados a:

· Vendas funcionais e de serviços
· Gestão de ciclo de vida
· Tomada de decisão
· Obtenção de recursos de forma responsável

Inovação e tecnologias emergentes: Inovações e novas tecnologias são fundamentais na mudança de patamares na redução da “pegada” ambiental. Para ser bem-sucedido, é preciso repensar a forma de operar as empresas e promover o raciocínio sustentável. Além de uma mudança em mentalidade, também serão necessárias novas tecnologias. Os tópicos incluem, mas não estão limitados a:

· Fontes de energia renováveis e neutras em CO2
· Métodos e ferramentas
· Armazenagem de energia
· Técnicas de produção
· Novos materiais
· Processos de desenvolvimento

Para mais informações, os interessados devem acessar o site www.constructionclimatechallenge.com.
Perguntas, dúvidas e esclarecimentos devem ser solicitados, em inglês, pelo e-mail info@constructionclimatechallenge.com.


Mais informações,

Newton Chagas - Volvo Construction Equipment Latin America
Assessoria de imprensa - Comunicação Corporativa
newton.chagas@outlook.com
Tel: +55 41 3317 8296,

Milena Miziara – Grupo Volvo América Latina
Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa
milena.miziara@volvo.com
Tel: +55 41 3317- 4255