A Volvo CE e a sua cliente, Skanska, estão virando a indústria de extração de cabeça para baixo em um estudo inovador para criar a primeira pedreira "livre de emissões" do mundo. Com base na experiência em eletromobilidade e automação do Grupo Volvo, o projeto de pesquisa, denominado ‘Electric Site’, visa eletrificar cada estágio do transporte em uma pedreira – da escavação à britagem primária e do transporte à britagem secundária – embora uma quantidade insignificante de energia a diesel ainda vá ser usada. Os benefícios de eficiência, segurança e meio ambiente do sistema são definidos para impactar os clientes e a sociedade em geral.
A viabilidade do projeto de pesquisa ‘Electric Site’ foi testada ao longo de 10 semanas na pedreira Vikan Kross da Skanska, perto de Gotemburgo, na Suécia. Os resultados são ainda melhores do que o esperado. Os testes mostraram uma redução de 98% nas emissões de carbono, uma redução de 70% no custo de energia e uma redução de 40% no custo de operador. Os resultados também indicam que o projeto ‘Electric Site’ dá um grande passo à frente para ajudar a Volvo CE a alcançar sua visão de futuro, onde os locais de trabalho são dez vezes mais eficientes, com zero acidentes, zero paradas não planejadas e zero emissões.
Juntos, esses resultados dão suporte ao potencial de redução de 25% no custo total das operações. Porém, nesta fase, a redução do custo total das operações é apenas uma previsão. Como as máquinas-protótipo fazem parte de um projeto de pesquisa e não estão disponíveis no mercado, é impossível passar um valor certo.