O número de mulheres que se candidatam
para os cargos de tecnologia na empresa
não é suficiente.
Apenas uma coisa pode mudar o mundo para melhor: as pessoas. Ouvir diferentes opiniões e perspectivas é a melhor forma de ficar mais inteligente e mais forte. É por isso que nosso setor precisa encontrar uma maneira de atrair mais meninas.
O Vera é uma série de oficinas de inovação inspiradoras para que as meninas reconheçam suas habilidades em ciência e tecnologia. A iniciativa é muitíssimo necessária, pois as meninas perdem o interesse em tecnologia à medida que crescem. Em muitos países ocidentais, há uma ponto de virada cultural aos 10 anos de idade.
Anna Sannö é Gerente de estratégias de pesquisa da Volvo CE. Ela diz:
– Nossa equipe ficou muito animada com essa ideia de nos aproximarmos de meninas para mostrar a elas que é possível seguir uma carreira em engenharia. O número de mulheres que se candidatam para os cargos de tecnologia na empresa não é suficiente.
Desafios engajam
Nas oficinas, as meninas recebem uma série de desafios que simulam situações reais, além de várias ferramentas e materiais para que trabalhem juntas e encontrem soluções tecnológicas.
O resultado é claro. As meninas demonstraram um interesse maior nesses assuntos. Os dados também mostram que, a longo prazo, um melhor equilíbrio de gênero na engenharia resultará em soluções mais inclusivas e inovadoras para os problemas complexos da sociedade.
O número de mulheres que se candidatam
para os cargos de tecnologia na empresa
não é suficiente.
– Descobrimos que quanto mais ilimitado e reconhecível o desafio for para o mundo delas, mais envolvidas as meninas ficam, diz Anna.
As oficinas são organizadas pela Volvo CE em conjunto com a parceira estratégica Mälardalen University. Elas são chamadas de Vera em homenagem à Vera Sandberg, a primeira engenheira da Suécia.